A linguagem corporal e os odores das pessoas são as formas encontradas pelos cães para ‘compreenderem’ quando alguém está passando por momentos difíceis.
Os cães são capazes de detectar quando uma pessoa está deprimida, com um grave problema de saúde ou de luto pela perda de alguém próximo e querido.
A capacidade de ‘decifrar’ a linguagem corporal das pessoas e de compreender os seus sentimentos através dos odores faz com que os cães tenham este ‘superpoder’ de perceber quando alguém precisa de auxílio ou simplesmente de uma palavra (leia-se pata) amiga.
No livro ‘All Dogs Go to Kevin: Everything Three Dogs Taught Me -That I Didn’t Learn in Veterinary School’ (‘Todos os cães vão até Kevin: Tudo o que três cães me ensinaram – que eu não aprendi na faculdade de veterinária’, tradução livre), a veterinária Jessica Vogelsang dá o exemplo de três cães que tiveram um papel essencial em três distintas fases da sua vida, uma mudança de casa, uma depressão pós-parto e a descoberta de um câncer em fase terminal (neste caso, o da sua mãe).
Com a história destes três amigos de quatro patas, a veterinária conseguiu provar que os cães são uma presença fundamental no estímulo do ânimo das pessoas que atravessam momentos difíceis, lê-se no site Portal do Dog, que recuperou o livro editado no verão.
Além disso, o comportamento do cão consegue, ainda, ser um sinal de alerta no caso de doença, uma vez que o animal consegue ‘farejar’ o câncer e tende a permanecer ‘eternamente’ junto das pessoas com pouco tempo de vida.
E sempre que alguém não está bem, o cão não sai de perto. A presença do cão é constante sempre que a pessoa dá sinais de que não está bem, sejam esses sinais notórios aos olhos de outros ou apenas dos cães. E foi o que aconteceu quando Jessica perdeu a mãe.
Fonte: Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário